Em foco

Angola: Nove doentes atendidos no Centro de Telemedicina

Vinte dias após a sua inauguração, na província do Huambo, o primeiro Centro de Telemedicina do país, atendeu nove doentes com patologias diversas

Data: 28.11.2018

Angola: Nove doentes atendidos no Centro de Telemedicina



De acordo com a chefe interina do centro, Arleth Chicupi, entre os doentes atendidos, por via de um computador ligado à Internet, constam cinco de medicina interna, dois de pediatria, um de génico-obstetra e outro de cirurgia pediátrica.


Os mesmos doentes não tiveram necessidade de deslocar-se à maior unidade hospitalar da província, em virtude da conexão existente entre o centro de telemedicina e os hospitais municipais, onde de se encontravam os atendidos.


Arleth Chicupi explicou que o centro oferece informações e atenção médica a pacientes com maior urgência e residentes em zonas distantes, estando, por isso, a ajudar a encurtar a distância, evitar gastos desnecessários a muitas famílias, assim como a encaminhar melhor os pacientes em casos de transferências.


Confirmou a existência de quadros para atender em várias áreas, desde pediatria, obstetrícia, ortopedia, cirurgia, entre outras, para auxiliar os clínicos gerais em serviço nas comunidades rurais, recém-formados.


Informou que a prioridade no atendimento recai para doentes, nos hospitais municipais, que necessitam ser consultados por um médico especialista, sublinhando que o centro de telemedicina existe, essencialmente, para minimizar a carência de médicos especializados nas unidades sanitárias, assim como ajudar a capacitar os clínicos gerais recém- formados.


A telemedicina é o uso das modernas tecnologias de informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.


Trata-se, pois, de uma sub-área da telesaúde e sua principal área, actualmente, é a ciber-medicina, medicina por internet ou intranet. No país existe nas províncias de Luanda e Huambo.


Fonte: ANGOP





Voltar