Em foco

Rescaldo dos eventos ARCTEL em Moçambique confirma sucesso das iniciativas

Data: 01.05.2014

Rescaldo dos eventos ARCTEL em Moçambique confirma sucesso das iniciativas

Realizou-se nos dias 23 e 24 de Abril, os V Fórum Lusófono das Comunicações e a IV Mostra Tecnológica, no Centro de Conferência do Indy Village Hotel & SPA, em Maputo.

Estes eventos, organizados em paralelo aos trabalhos da VI Assembleia-Geral da Associação de Reguladores da Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP - http://www.arctel-cplp.org/) contou com a presença de mais de 190 participantes e um total de 25 empresas do setor de todo o espaço lusófono.

O tema central do Fórum deste ano foi “As comunicações CPLP na Era Digital” (ver vídeo promocional, https://www.youtube.com/watch?v=NizToeDoEoY).

Visando promover o intercâmbio de experiências e informação o debate desta quinta edição centrou-se na tentativa de compreender de que forma o setor se adaptou à era digital e de que forma perspetiva o seu futuro. O tema esteve dividido em quatro painéis principais, a saber, Que modelo de Governação da Internet? O serviço postal e o Comércio Eletrónico, TV Digital Interativa e Infraestrutura internacionais digitais: cabos submarinos e data center. Os conteúdos disponibilizados pelos oradores convidados estão disponíveis nos links abaixo:

Painel 1: Que modelo de Governação da Internet

- Francisco Mabila (CIUEM)

- Zainadin Dalsuco (TDM)

Painel 2: O serviço postal e o Comércio Eletrónico

- Luis Rego (Correios de Moçambique)

- Manuel Castelo-Branco (CTT)

Painel 3: TV Digital Interativa. Atalho seguro para a inclusão digital

- Arlindo Lopes (Multichoice)

- José Nabais (Nabenergy)

- José Ferreira (Wavecom)

- Nuno Ribeiro (Ubiwhere)

Painel 4: Infraestruturas internacionais digitais: cabos submarinos e data center

- Alfonso Gajate (Isla Link)

- Alcido Ngwenha (SEACOM)

- Rui Franco (RENTELECOM)

- Lourino Chemane (Ministério Ciência e Tecnologia de Moçambique)

- João Gomes (MAKSEN)

Na Mostra Tecnológica estiveram presentes 25 expositores, entre fabricantes, prestadores de serviços e operadores dos vários países da CPLP, mostrando o que de melhor se faz no mercado lusófono.

A presente edição contou com a Confederação Empresarial da CPLP, como parceiro institucional e o apoio da Confederation of Trade Association (CTA) e da Câmara de Comércio Luso-Moçambicana.

Fonte: ARCTEL

Voltar