Em foco

Intel apresenta inteligência artificial "portátil" numa Pen USB 3.0

Custa cerca de 100 dólares e é uma solução de rede neural portátil para facilitar o desenvolvimento de dispositivos domésticos inteligentes.

Data: 15.11.2018

Intel apresenta inteligência artificial

A Intel revelou um novo gadget, o Neural Compute Stick 2, que na prática é uma pen USB que permite partilhar a sua rede neural contida com os dispositivos inteligentes domésticos, de uma forma prática e rápida. A tecnologia vai facilitar o desenvolvimento de dispositivos IoT, oferecendo a capacidade de processamento requerida para treiná-los.


Segundo a Intel, o dispositivo permite desenvolver algoritmos de inteligência artificial e sistemas locais de visão computacional, localmente num portátil, por exemplo, sem a necessidade de uma ligação a uma cloud, ou sequer à internet, adianta o Engadget. Os utilizadores apenas necessitam utilizá-lo num sistema operativo Linux, através de uma ligação USB 3.0. O novo dispositivo é oito vezes mais rápido que o lançado no passado.


 






A fabricante já disponibilizou o sistema a alguns produtores de tecnologia, no âmbito do seu programa Intel AI Academy. Uma das startups utilizou-a num sistema que deteta bactérias nocivas na água, ou outro projeto que permite analisar a pele para encontrar vestígios de melanoma.


O dispositivo vai chegar às lojas por 100 dólares, e será destinado tanto a investigadores, profissionais ou simplesmente curiosos que desejem “brincar” com a inteligência artificial. O Neural Compute Stick 2 é apresentado na Intel AI Devcon que decorre em Beijing, na China.


Fonte: Sapo Tek



Voltar