Em foco

Angolano integra comité da ONU para questões orçamentais

A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu o diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto para integrar o Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais (CCQAB ou ACABQ) para o período 2019-2021.

Data: 06.11.2018

Angolano integra comité da ONU para questões orçamentais

Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, há 17 anos, o conselheiro Makiese Kinkela Augusto teve uma passagem pela Missão Permanente de Angola como diplomata e trabalhou nos Escritórios do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra.


É a primeira vez que um diplomata angolano e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) é eleito para o referido órgão, nos 73 anos da Assembleia Geral das Nações Unidas.


A eleição aconteceu à margem dos trabalhos da 73ª sessão da Assembleia Geral, a decorrer naquela cidade norte-americana até 30 de Dezembro deste ano.


O Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais é um órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas, criado pela Resolução 14 (1), de 13 de Fevereiro de 1946.


Tem a missão de escrutinar e supervisionar a proposta de Orçamento Geral das Nações Unidas submetida pelo secretário-geral, antes de ser apresentada à Assembleia Geral.


É também sua missão emitir recomendações e pareceres sobre os programas de orçamentos do Secretariado das Nações Unidas, dos programas, dos fundos, das agências especializadas e internacionais afiliadas no sistema da ONU e sobre qualquer decisão relacionada com questões administrativas, financeiras e orçamentais.


O comité é composto por 16 peritos de competência reconhecida e comprovada no domínio das questões relativas ao sistema multilateral, em particular das questões administrativas e orçamentais das Nações Unidas, bem como no domínio dos procedimentos e mecanismos de decisões políticas e diplomáticos do sistema da ONU.


Fonte: ANGOP



Voltar