Em foco

Escolas da Maia recebem ferramentas digitais para dar aulas em “salas do futuro”

A Câmara da Maia apresentou nesta segunda-feira a primeira "sala do futuro", um projeto que está a implementar nas escolas do concelho para dotar as salas de aula de ferramentas digitais como quadros interativos, projetores e 'tablets'.

Data: 29.10.2018

Escolas da Maia recebem ferramentas digitais para dar aulas em “salas do futuro”

Em causa o projeto-piloto SUPERTABi MAIA que se traduz no equipamento de uma sala em cada agrupamento de escolas deste concelho do distrito do Porto.


O espaço destina-se às turmas do 3.º ano de escolaridade, num total de cerca de 180 alunos, sendo estimativa da autarquia da Maia alargar o projeto em 2019.


Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, apontou que "a Educação é uma área de intervenção prioritária" da autarquia que decidiu avançar com este projeto promover "o reforço do papel da pedagogia e da tecnologia nos processos do ensino e da aprendizagem enquadram-se numa visão do futuro para a educação".


O autarca sublinhou o apoio e acompanhamento do projeto por parte dos agrupamentos de escolas e da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho da Maia, descrevendo que o SUPERTABi "pretende fomentar ambientes educativos inovadores".


Este projeto está a ser implementado na Maia com o suporte e supervisão científica da Universidade do Minho.


As "salas de futuro" são salas de aula equipadas com computadores, quadros interativos, projetores, ‘tablets', vários conteúdos digitais, onde os manuais escolares também têm o seu papel, conforme se lê na descrição remetida à Lusa.


"Ao Município coube dotar estas salas de todo este equipamento, num investimento que ultrapassou os 105 mil euros, estimulando desta forma esta importante iniciativa. Fizemo-lo na convicção de que a educação constitui um pilar fundamental na construção de um Município moderno, qualificado e preparado para os novos desafios do século XX", completou António Silva Tiago.


Fonte: Sapo24



Voltar