Em foco

Swapp, a app com que pode ter um segundo número de telemóvel sem mudar de cartão

Longe vão os tempos em que o número de telemóvel era algo mais ou menos confidencial. Hoje está disponível de forma generalizada em cartões de visita ou nas assinaturas de email, uma vez que o telemóvel é, em regra, o principal meio de contacto. A verdade é que acabamos, em várias situações, por dar o nosso número por falta de alternativa. Uma nova aplicação, o Swapp, propõe ser uma alternativa.

Data: 26.10.2018

Swapp, a app com que pode ter um segundo número de telemóvel sem mudar de cartão

Uma nova app chamada Swapp propõe uma solução para quem quer separar contactos pessoais e profissionais, ou outros, sem ter de trocar de cartão de telemóvel. Se tem um negócio online ou o seu contacto numa lista de serviços profissionais, se simplesmente gostava de ter um número apenas para assuntos de trabalho ou para manter a sua privacidade em redes sociais esta pode ser uma boa solução.


O Swapp permite-lhe ter um número de telemóvel adicional no seu smartphone, sem precisar de um telemóvel Dual SIM, nem pagar mais um tarifário. Tem uma subscrição mensal de 3,99 euros com IVA incluído que é cobrada no momento de adesão e depois de 30 em 30 dias. Em qualquer momento que decida pode desativar a aplicação sem qualquer encargo adicional, uma vez que não tem fidelização associada.


Como funciona o Swapp? Para poder usar esta app e ter um número Swapp precisa sempre de ter um smartphone Android (versão Android 4.0.3 ou superior) ou iOS (versão 9.0 ou superior) compatível. O primeiro passo para a ativação da aplicação é idêntica para quem tem smartphones Android e IOS e passa pelo download do Swapp na loja do respetivo sistema operativo.


Por exemplo, se usar o sistema Android, começa por aceder à loja online Google play e faz o download da app Swapp. De seguida, é-lhe pedido que indique o seu número de telemóvel e confirme o número que indicou com o código que receber por sms. Vai receber também um pedido para aceitar as condições de utilização do Swapp, assim como as condições de prestação de serviços de comunicações eletrónicas. Após este passo tem de escolher o seu segundo número ou número Swapp de uma lista que lhe é proposta. Para finalizar, terá de associar um método de pagamento e uma vez concluído o processo irá receber um sms com indicação que o número Swapp que escolheu está disponível, podendo começar a usar de imediato.


O processo é idêntico para quem tem iPhone e usa sistema operativo IOS, sendo que neste caso a loja para download da aplicação é a AppStore e, após indicar o seu número de telemóvel e o confirmar com o código que receber por sms, terá de aceder ao link https://www.swapp.pt/activation/index.html#/ para iniciar o processo de ativação do Swapp.


A realização de chamadas, assim como o envio e receção de mensagens através do número Swapp, tem que ser feita através da app e precisa de ter conetividade Wi-Fi ou dados móveis para a usar. Para receber chamadas o utilizador não precisa de conetividade nem de utilizar a app, recebendo a chamada como uma ligação normal dirigida ao seu smartphone.


Uma pergunta importante é como se distinguem as chamadas que são destinadas ao número principal das chamadas que são destinadas ao número Swapp. Tudo passa pela configuração da app que lhe permite decidir como pretende receber as chamadas dirigidas ao seu número Swapp. Quando ativa o serviço, as chamadas que recebe são destinadas ao seu número Swapp e terão sempre como origem o seu próprio número Swapp. Pode, a qualquer momento, alterar esta configuração para saber qual a origem real da chamada. Este modo de funcionamento pode ser alterado de forma a ver a origem real da chamada, mas neste caso pode não saber distinguir se se destina ou não ao seu número Swapp. A app tem um histórico em que poderá consultar a origem real de todas as chamadas.


O Swapp não permite chamadas nem mensagem para destinos internacionais - se o tentar fazer, a chamada ou mensagem será efetuada a partir do seu número principal e receberá uma informação nesse sentido através da app. Também estão inibidas chamadas e mensagens para destinos de valor acrescentado e o mesmo acontece com ligações para serviços informativos. Se efetuar uma chamada para um número de emergência através do Swapp, a chamada será efetuada diretamente a partir do seu número principal sem que seja notificado de forma a tornar mais ágil o socorro em caso de necessidade.


As comunicações realizadas com o número Swapp são descontadas do plafond de minutos do tarifário associado ao seu número principal. Caso não tenha um tarifário com plafond de minutos, as chamadas serão cobradas como móvel-outras redes móveis nacionais. O envio de mensagens escritas pelo número Swapp é gratuito.  Se tiver o Whatsapp instalado no seu smartphone e associado ao seu número principal, não irá conseguir instalar outra app Whatsapp para associar ao número Swapp porque não é permitido pelo serviço. Contudo, pode instalar a app Whatsapp for business para associar ao seu número Swapp, para utilizar este serviço em dois números distintos.


Se tiver um cartão MEO, Moche ou UZO, e assim o pretender, o número Swapp poderá ser pago com o saldo do seu cartão móvel ou na sua fatura, conforme o caso. Se tiver um cartão de outra rede móvel portuguesa, ou, sendo MEO, Moche ou UZO e não quiser pagar no saldo/fatura, o pagamento será efetuado via cartão de crédito.


Até 31 de dezembro de 2018, na primeira ativação do Swapp, os primeiros 15 dias são grátis podendo usar livremente o serviço sem qualquer compromisso. Se cancelar o Swapp durante período promocional e voltar a ativar o serviço mais tarde, ainda no período da campanha, no mesmo número principal, não voltará a usufruir da campanha.


Fonte: Sapo24



Voltar