Em foco

Falha no WhatsApp forçou app a fechar repentinamente em aparelhos Android e iOS

Bug afetava recurso de chamadas de vídeo e já foi corrigido, afirmou empresa de cibersegurança

Data: 16.10.2018

Falha no WhatsApp forçou app a fechar repentinamente em aparelhos Android e iOS

Uma falha descoberta no WhatsApp levava o aplicativo de mensagens a travar e fechar de forma repentina, alertou a empresa de cibersegurança ESET. O bug, em questão, se deu por meio do recurso de chamadas de vídeo. Segundo a companhia, a vulnerabilidade foi causada por um problema de memória corrompida que ocorre quando um usuário recebe um pacote RTP (sigla para Real-time Transport Protocol) manipulado por meio de uma chamada de vídeo, provocando o erro.


A falha foi descoberta no final de agosto pela pesquisadora de segurança Natalie Silvanovich, da equipe do Google Project Zero, que publicou os detalhes e a explicação do bug no site oficial do projeto. 


O problema afetou apenas usuários do Android e do iOS, já que eles são os únicos que usam o RTP para chamadas de vídeo. Por outro lado, o bug não afetou a versão web do WhatsApp, já que usa o API WebRTC para chamadas de vídeo. 


Silvanovich comentou na página do projeto que o bug foi corrigido em 28 de setembro para dispositivos Android e em 3 de outubro no caso do iOS. Portanto, para estarem protegidos, os usuários devem atualizar o aplicativo.


Um porta-voz do WhatsApp confirmou que a versão mais recente do aplicativo resolve o problema.


Fonte: IDGNow!



Voltar