Em foco

'Use com moderação': PL quer que smartphones tragam avisos sobre riscos à saúde

Projeto do senador Otto Allencar propõe que as fabricantes insiram alertas sobre os perigos do uso contínuo para a coluna cervical dos usuários.

Data: 12.09.2018

'Use com moderação': PL quer que smartphones tragam avisos sobre riscos à saúde

Um novo projeto de lei apresentado no Senado quer que as fabricantes e importadoras alertem aos usuários sobre os riscos à saúde relacionados ao uso contínuo de smartphones. As informações são da Agência Senado.


De autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico ortopedista e ex-professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o PLS 55/2018 determina que as empresas insiram advertências nos rótulos das embalagens dos produtos sobre perigos para a coluna cervical.


Conforme a reportagem da Agência, esses avisos previstos no novo projeto deverão ser impressos de forma legível, ostensivamente destacados, ocupando 10% da área da parte frontal da embalagem, trazendo os seguintes termos: “Use com moderação. O uso excessivo prejudica a coluna cervical”.


“De acordo com pesquisas, os brasileiros utilizam smartphones durante três horas por dia, em média. Entre os mais jovens, a média é de quatro horas diárias. Esse uso excessivo, associado à má postura, tem provocado aumento nos casos de lesões na coluna cervical”, aponta Alencar na justificativa da proposta.


Atualmente, o projeto está na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, que tem Eduardo Lopes (PRB-RJ) como relator. No entanto, ele ainda não apresentou seu voto, segundo a Agência Senado.


Fonte: IDGNow!



Voltar