Em foco

Twitter testa funcionalidade que sugere contas para o utilizador deixar de seguir

O teste foi curto mas o Twitter acredita que esta é uma forma de melhorar a timeline dos seus utilizadores.

Data: 31.08.2018

Twitter testa funcionalidade que sugere contas para o utilizador deixar de seguir

O Twitter testou uma nova funcionalidade que gera listas com sugestões de perfis para o utilizador deixar de seguir. A experiência foi conduzida ao longo de alguns dias e já foi, entretanto, concluída.


"Nós sabemos que as pessoas querem ter uma timeline relevante no Twitter. Deixarmos de seguir alguns dos contactos com quem não interagimos regulamente é uma forma de obtermos isso", explicou um porta-voz da rede social num comunicado enviado ao The Verge. A empresa explica ainda que o teste foi curto e superficial, e acrescenta que a ideia passou maioritariamente por perceber o nível de recetividade com que alguns utilizadores receberam estas sugestões.



A imprensa internacional sublinha que este exercício pode estar intimamente ligado com as acusações recentes que lhe foram endereçadas, acusando-a de privilegiar opiniões e páginas mais liberais, em oposição aos conteúdos conservadoristas. Mas o mesmo dedo está a apontado a outras tecnológicas. Recorde-se que, recentemente, o presidente dos EUA acusou a Google de filtrar os resultados de pesquisa de forma a deturpar a sua imagem perante os utilizadores. Donald Trump sublinhou que o mesmo tratamento é dado a outros conservadores e aconselhou as tecnológicas "a terem cuidado".


A introdução desta nova funcionalidade pode alavancar novas críticas se a ferramenta for utilizada para sugerir contas pertencentes a conservadoristas ou ajudar a amenizar a tensão caso seja utilizada para reduzir o impacto de um potencial enviesamento que exista na lista de contas que um dado utilizador segue. No entanto, dada a rapidez e superficialidade do teste, é possível que o Twitter ainda esteja longe de inserir uma opção semelhante.


Fonte: Sapo Tek



Voltar