Em foco

Apple baniu da sua loja virtual uma app do Facebook

A app de segurança Onavo Project monitorizava as aplicações que o utilizador usava de modo a enviar os respetivos dados para a tecnológica de Mark Zuckerberg.

Data: 23.08.2018

Apple baniu da sua loja virtual uma app do Facebook

A Apple decidiu banir uma app de segurança do Facebook, a Onavo Project, por considerar que viola as suas regras sobre recolha de dados. Conta o The Wall Street Journal que a tecnológica de Cupertino pediu ao Facebook que retirasse a app da App Store, com o Facebook a ter cedido.


De acordo com o Business Insider, a Onavo Project é uma app de segurança que, além de oferecer alertas e rede virtual privada (VPN), também monitoriza a forma como o utilizador usa outras apps. Os dados resultantes dessa análise são depois enviados para o Facebook, com a prática a ter sido considerada pela Apple uma violação das suas regras.


Em comunicado à CNBC, a Apple diz “trabalhar muito para proteger a segurança de dados e privacidade dos utilizadores em todo o ecossistema” oferecido pela empresa. Já o Facebook adota uma posição defensiva e diz ter sido “sempre claro quando as pessoas descarregavam a Onavo quais as informações que eram recolhidas e como eram usadas”.


De notar que a Onavo Project ainda se encontra na Play Store da Google, que ainda não se manifestou sobre o assunto.


Fonte: Notícias ao Minuto



Voltar