Em foco

Portugal vai integrar rede mundial de telescópios interligados de forma digital

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destacou recentemente a participação de Portugal “num grande projeto” para ligar todos os telescópios de modo digital e falou dos desafios futuros para o país na área da astronomia.

Data: 20.08.2018

Portugal vai integrar rede mundial de telescópios interligados de forma digital

Manuel Heitor falava na 25ª edição da Astrofesta, que decorreu este fim-de-semana em Constância, no distrito de Santarém, afirmando que "hoje, Portugal participa num grande projeto à escala mundial para poder ligar todos os telescópios de uma forma digital", incluindo os instalados no Centro de Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia.


"Se é verdade que os últimos 25 anos foram de grande transformação em Portugal de introdução da cultura científica nos portugueses, também é verdade que os próximos 25 anos na área da astronomia vão sofrer alterações brutais", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em declarações à Lusa, na abertura oficial do evento.


O responsável político acrescentou que a astronomia "é essencial para melhorar o conhecimento da Terra (...) e, também, e sobretudo, para explorar novas atividades de âmbito social e económico".


Fonte: Sapo Tek



Voltar