Em foco

Android 9 Pie vai limitar tempo de uso do smartphone

Sistema é capaz de reconhecer hábitos do usuário para economizar bateria ou oferecer mais desempenho aos aplicativos prioritários.

Data: 07.08.2018

Android 9 Pie vai limitar tempo de uso do smartphone

O Google lançou hoje (6) oficialmente a nova versão do sistema operacional móvel Android. O software chega à versão nove. Até então chamado Android P, agora foi revelado que se chama Android Pie.


O sistema já pode ser baixado em smartphones Pixel (feito pelo Google), e por donos de telefones que aderiram ao programa de desenvolvimento. Neste caso, há modelos de Sony, Xiaomi, HMD Global (Nokia), Oppo, Vivo (fabricante de celulares chinesa), OnePlus e Essential.


Para outras fabricantes, o Google afirma haver conversas a fim de realizar lançamento de novos aparelhos ainda este ano com o sistema, e upgrade de alguns modelos já no mercado.


Inteligência artificial


A grande diferença para o antecessor, o Android Oreo, está no foco em inteligência artificial. O sistema agora é inteligente e várias esferas, e em alguns casos, toma decisões por conta própria.


Por exemplo, ganhou o recurso de bateria adaptativa, em que o software aprende sozinho os hábitos de uso do usuário e economiza bateria nos momentos mais adequados para priorizar o consumo com aplicativos mais importantes. O mesmo acontece para regular o brilho da tela do telefone.


Também toma atitudes conforme os aplicativos ou acessórios conectados. Ao entrar em um app, o sistema é capaz de prever o próximo passo.  Por exemplo, ao se conectar um fone de ouvido e entrar no aplicativo de música, o sistema destaca a última playlist para o usuário continuar a ouvi-la.


O Android 9 Pie já nasce com previsão de atualização. A funcionalidade slices será incorporada ao sistema apenas no quarto trimestre. Esse recurso exibe parte de um aplicativo de acordo com o contexto na tela do celular. Se um usuário buscar pelo termo Lyft na ferramenta de busca, o sistema exibirá preços e tempo de chegada até em casa, por exemplo.


Nada de exagerar


O Android 9 Pie também traz recurso que limita o tempo gasto pelo usuário usando o celular. O Google criou um Painel de Controle que exibe o tempo consumido em cada aplicativo. Acrescentou o recurso App Timer, no qual o usuário determina quanto tempo por dia poderá usar um app instalado no celular.


Além disso, terá a ferramenta Wind Down, que vai ativar a iluminação noturna, a função não perturbe, e deixar a tela em escala de cinza. A ideia, diz o Google, é desincentivar o uso na hora em que o usuário deveria estar dormindo. Claro, tudo isso acontece no horário especificado pelo dono do aparelho.


No próximo trimestre, apenas celulares Pixel receberão esses recursos oficialmente. Atualmente, podem ser baixados em modo beta Até o fim do ano, também smartphones Android One (de mais baixo custo).


Novo sistema de navegação


Mas a diferença mais notória aconteceu no design da navegação através do apps e recursos do celular. O Android 9 Pie tem uma nova barra inferior, com um botão home menor centralizado e um botão retroceder, nada mais. A clicarmos no botão home, abre-se uma barra dos apps mais usados, e os aplicativos em uso aparecem em painéis deslizáveis na tela. Puxando-se o botão home para cima, abre-se a gaveta com todos os aplicativos.


Fonte: Tele.síntese



Voltar