Em foco

Huawei supera Apple e vira 2ª maior em vendas de smartphones

A empresa chinesa Huawei superou a Apple e se tornou a segunda maior vendedora de smartphones do mundo. Os números foram divulgados nesta terça-feira (31) pelas empresas de consultoria IDC e Strategy Analytics.

Data: 02.08.2018

Huawei supera Apple e vira 2ª maior em vendas de smartphones

A companhia fechou o segundo trimestre de 2018 com cerca de 54 milhões de aparelhos vendidos, número 40% superior ao do mesmo período do ano passado. É a primeira vez que a Huawei atinge o segundo lugar no mercado mundial, dominado pela norte-coreana Samsung. A líder do mercado vendeu aproximadamente 70 milhões de aparelhos, o que representa um crescimento de 10% frente ao segundo trimestre de 2017. Já a Apple teve avanço menor, 0,75%, vendendo 40,3 milhões de aparelhos no trimestre, frente aos 40 milhões do ano passado.


O resultado foi impulsionado pelas vendas de celulares baratos no mercado asiático, onde a Huawei dobrou o número de vendas com relação ao segundo trimestre do ano passado. A fabricante de produtos de tecnologia enfrentou dificuldades para entrar no mercado norte-americano por conta de suspeitas do governo de que a empresa poderia coletar dados de inteligência estratégicos para o governo chinês. Outro fator que prejudicou os resultados da Huawei nos Estados Unidos foi a falha em fechar uma parceria com a operadora de telefonia com a operadora AT&T, que poderia ter alavancado as vendas da companhia no país.


A Samsung agora detém 21% do mercado mundial de smartphones, seguida pela Huawei, que assume o segundo lugar pela primeira vez na história, com 16%, e pela Apple, que tem 12%. As empresas chinesas Xiaomi e Oppo completam o ranking das cinco maiores do mercado.


Fonte: Jornal do Brasil



Voltar