Em foco

NEC vai construir cabo submarino no Pacífico para Facebook, Amazon AWS e China Mobile

Cabo foi batizado de BtoBE e terá 16 mil km de extensão. Ligará Singapura, Hong Kong e Estados Unidos.

Data: 14.07.2018

NEC vai construir cabo submarino no Pacífico para Facebook, Amazon AWS e China Mobile


A japonesa NEC foi escolhida por China Mobile, Facebook e Amazon Web Services para construir o novo cabo submarino que ligará Ásia à América do Norte. O cabo, chamado Bay to Bay Express Cable (BtoBE) conectará Cingapura, Hong Kong e Estados Unidos. A estrutura terá 16 mil quilômetros de extensão. A previsão é que entre em operação em 2020.


As empresas afirmam que o cabo terá “vários pares de fibra óptica”, com latência de ida e volta de 130 milissegundos. “O sistema, implantado em três pontos do Oceano Pacífico, foi projetado para que, uma vez concluído, possa transportar pelo menos 18TB de capacidade por par de fibra”, explica Toru Kawauchi, Gerente Geral da Divisão de Redes Submarinas da NEC Corporation. Valores não foram revelados.


Este não é o primeiro cabo transpacífico com participação do Facebook. A rede social já investiu, ao lado do Google, no Pacific Light Cable Network, com 13 mil km de extensão, ligando Hong Kong a Los Angeles, e capacidade de 144 Tbps. Com obras já próximas do fim, tocadas pela TE SubCom, entrará em operação no final do ano que vem. Já o Google anunciou nos últimos anos investimento em três cabos no Pacífico e no Atlântico, inclusive no Brasil. 


Fonte: Telesíntese



Voltar