Em foco

Atenção a quem viaja para a Rússia: os custos do roaming podem ser uma (má) surpresa

Pelas contas da PSP mais de 1,5 mil portugueses vão estar na Rússia nos próximos dias para apoiar a seleção em Sochi. Mas antes de começar a partilhar a experiência no Facebook, Instagram ou Twitter é preciso fazer as contas ao custo do roaming.

Data: 14.06.2018

Atenção a quem viaja para a Rússia: os custos do roaming podem ser uma (má) surpresa


O fim do roaming na Europa foi uma boa notícia para todos os que viajam com frequência, mas criou também um mau hábito de esquecer os custos quando nos deslocamos a países não cobertos pelo acordo da UE. É o caso da Rússia, para onde um número elevado, e não determinado, de portugueses se dirigem nos próximos dias.


Fazer uma chamada pode custar 2,45 euros por minuto e receber também fica caro: cerca de 1 euro. Só os SMS recebidos é que são grátis. Se enviar um SMS terá de pagar cerca de 80 cêntimos e no caso dos MMS o preço pode chegar quase aos 2 euros.


Não se esqueça também de desligar os dados. 100 kb custam quase um euro, por isso é melhor evitar partilhar imagens nas redes sociais. Já para não falar dos populares Lives ou Stories com vídeo.


Não fazer contas ao custo das chamadas, SMS e MMS, mas principalmente aos dados de Internet pode tornar-se ruinoso e trazer algumas dores de cabeça, mesmo se Portugal alcançar a desejada vitória contra a Espanha amanhã. Por isso o SAPO TEK fez uma ronda entre os principais operadores portugueses para perceber as opções disponíveis.




A Vodafone e a NOS não têm ofertas específicas para acompanhar o Mundial na Rússia, mas a  MEO confirmou esta semana que fez alterações nos seus tarifários para quem viaja para o país. Nos pacotes empresariais há a opção do pacote MUNDO, que abrange 25 destinos incluindo a Rússia, com valores mensais de cerca de 35 euros por mês para 150 minutos de voz, ou 40 euros para 500 MB de dados.  Na Campanha Mundial Rússia 2018 a operadora oferece o dobro do plafond de Dados (1 GB) pelo mesmo preço do Pacote Mundo de 500 MB.


Outra opção é o pacote diário Mundo, que agora também abrange a Rússia e que está disponível para as ofertas unlimited e MEO com Telemóvel (MxO) por um custo de 6,99 euros que abrange 20 minutos de chamadas por dia mais 100 MB de dados.


Os clientes da Vodafone podem optar também por uma tarifa diária, no plano Global Daily Roaming, que custa 7,5 euros para clientes de pacotes pós pagos e 9,9 para clientes pré-pagos. Este pacote inclui  50 minutos, 50 SMS e 50 MB de dados, mas se não ativar este aditivo terá de pagar as tarifas standard.


Isso é o que terão de fazer os clientes da NOS, que não tem pacotes diários e cobra 2,037 euros por chamada e videochamada realizada, 0,816 euros por minuto em chamadas recebidas e 0,641 em SMS enviados. Na internet o custo é de 6,014 euros por MB.


Vale a pena avaliar a opção de comprar um cartão de dados local e usar serviços de VoIP ou messaging para as comunicações, até porque o Wi-Fi é muitas vezes mau e mal distribuído. A beeline é uma boa escolha. Por 14 euros tem direito a 15GB de internet, 500 minutos de chamada e 300 SMS.


Fonte: SapoTek




Voltar