Em foco

Mais de 30% dos portugueses já compraram online

Estudo do Observador Cetelem sobre e-commerce, publicado esta quinta-feira, mostra que 25% fizeram-no nos últimos 12 meses e que os mais entusiastas por este tipo de compras têm entre 25 e 44 anos.

Data: 08.06.2018

Mais de 30% dos portugueses já compraram online



Um terço dos portugueses (32%) já fez compras através da Internet e 25% fê-lo nos últimos 12 meses, de acordo com o novo estudo do Observador Cetelem sobre e-commerce, divulgado esta quinta-feira.


Os consumidores mais entusiastas por este tipo de compras têm entre 25 e 44 anos, que representa 75% do total de consumidores online. A maioria são homens (53%) e pertence à classe média alta (57%), de acordo com a mesma investigação.


“Embora os portugueses estejam ainda longe de se encontrarem rendidos ao comércio online, a verdade é que estes indicadores são demonstrativos da alteração de mentalidades”, realça o estudo.



Só 7% dos inquiridos assumiu não comprar pela Internet há mais de um ano, mas, por outro lado, do total de e-shoppers, 16% confessou comprar produtos online, pelo menos, uma vez por mês. A análise, com base numa amostra de 600 pessoas entre os 18 e os 65 anos, revelou ainda que, em média, os portugueses visitam lojas online cerca de cinco vezes anuais.


“As famílias alteraram o seu paradigma de consumo e as empresas têm vindo a acompanhar a transformação (…). Embora ainda longe de ser um hábito enraizado entre nós, a verdade é que o comércio online ganha cada vez mais expressão”, refere o trabalho elaborado pela marca do Banco BNP Paribas Personal Finance.


Fonte: O Jornal Económico






Voltar