Em foco

Intel revela novo chip poderoso de 28 núcleos e 5GHz

Durante a Computex 2018, fabricante também revelou planos de lançar uma edição comemorativa do icônico processador 8086, que marcou a sua transição no mercado

Data: 06.06.2018

Intel revela novo chip poderoso de 28 núcleos e 5GHz

A demonstração de um chip de 28 núcleos da Intel roubou as atenções da feira de tecnologia Computex 2018, realizada em Taipei nesta semana. O VP sênior e gerente geral do grupo de computação de clientes da Intel, Gregory Bryant, subiu ao palco do evento para falar sobre o processador single-socket.


“Vamos mostrá-lo gritando – rodando em todos os tipos de benchmarks e fluxos de trabalho”, explicou o executivo, que prometeu ainda “performance líder”. No palco, Bryant apoiou a sua fala: o chip de 28 núcleos roda a 5GHz, e passou pelo benchmark Cinebench em alguns poucos segundos. 


Para efeito de comparação, o chip Theadripper, da rival AMD, possui 16 núcleos e 32 threads. Ou seja, o novo chip colocaria a Intel bem à frente em termos de número de núcleos. 


A Intel não revelou mais detalhes sobre o processador, como a sua arquitetura ou tecnologia de processamento, mas pelo visto o veremos em breve – o executivo disse que o hardware chega ao mercado no quarto trimestre deste ano.


Bryant também não disse quanto o chip irá custar, mas é possível ter uma ideia ao olhar para outros produtos da fabricante. O Intel Core i9-7980XE – o processador para entusiastas com o maior número de núcleos do portfólio atual da empresa – custa atualmente 1.200 dólares nos EUA. Um chip de 28 núcleos poderá custar mais de 2 mil dólares. 


Edição de aniversário do Core i7-8086K


A Intel está celebrando 50 anos de história em 2018 com planos de lançar uma versão comemorativa do 8086, o chip que marcou a transição da empresa de uma fornecedora de memórias para uma fabricante de microprocessadores.


Segundo Bryant, a empresa planeja distribuir 8.086 desses chips por meio de doações e outros métodos.


Oficialmente, o Core i7-8086K é um microprocessador de oitava geração, com 6 núcleos e 12 threads. Ele rodará a uma velocidade base de 4GHz, chegando a 5GHz no modo turbo.


A Intel não anunciou a arquitetura ou o preço do chip. Por conta da sua velocidade de clock, é provável que também exija um cooler top de linha. Sabemos que o chip chega no próximo dia 6 de junho.


Fonte: IDGNow!



Voltar