Em foco

Normas de proteção de dados deixam sites dos EUA inacessíveis na Europa

Os internautas da União Europeia (UE) não conseguiam acessar várias páginas de jornais americanos, entre elas a do Los Angeles Times, na sexta-feira (25), dia em que entraram em vigor novas regras de proteção de dados mais rígidas na Europa.

Data: 28.05.2018

Normas de proteção de dados deixam sites dos EUA inacessíveis na Europa

"Infelizmente, nosso site está no momento indisponível na maioria dos países europeus", indicaram em suas versões digitais Los Angeles Times, Chicago Tribune, Baltimore Sun, ou Orlando Sentinel.


A mensagem acrescenta que esses jornais do grupo de imprensa Tronc se comprometem a buscar as opções e as "soluções técnicas" para poderem estar presentes no mercado da UE.


Outros jornais inacessíveis na Europa, como o Saint-Louis Post-Dispatch, ou o Arizona Daily Sun, mencionam explicitamente em suas páginas a entrada em vigor nesta sexta-feira do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) para justificar o bloqueio.


Segundo o RGPD, as grandes plataformas de Internet devem se assegurar de que têm o consentimento "livre, específico e informado" de seus usuários em relação ao uso de seus dados pessoais.


Fonte: Jornal do Brasil



Voltar