Em foco

Angola - Responsável pretende inclusão digital no meio rural

O vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico de Malanje, Domingos Eduardo, sugeriu à Igreja Católica implementar o projecto Profuturo, que visa a inclusão digital, nas escolas do meio rural, ao invés de cingir-se apenas nas zonas urbanas.

Data: 28.05.2018

Angola - Responsável pretende inclusão digital no meio rural



Trata-se do projecto Profuturo, de iniciativa do líder da Igreja Católica, Papa Francisco, que funciona actualmente na província em 26 escolas primárias, beneficiando 10 mil alunos.


O responsável lançou esse repto quando discursava na cerimónia de encerramento da segunda fase do curso de capacitação dos executores do projecto Profuturo, tendo reconhecido a importância das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.


Enalteceu, por isso, a iniciativa da Igreja Católica por ter criado o programa de inclusão digital nas escolas.


A educação de qualidade, lembrou, é um dos compromissos prioritário do Executivo angolano e todo apoio, como o projecto Profuturo, constitui uma mais-valia para o sector de ensino do país.


Por sua vez, o vigário da Missão Católica de Calandula, João Paulo, referiu que o projecto Profuturo proporciona mais conhecimento científico e de cultura geral aos alunos, por meio da combinação da tecnologia e ensino.


Esse projecto, acrescentou, dinamiza ainda o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.


Na província de Malanje, o projecto está implementado em 26 escolas primárias e beneficia 10 mil alunos.


De iniciativa do líder da Igreja Católica, Papa Francisco, o projecto tem o objectivo de melhorar a qualidade de ensino e promover a inclusão digital nos países em vias de desenvolvimento.


Criado em 2016, o projecto está já implementado em 21 países, beneficiando um milhão e 839 mil alunos do ensino primário.


O projecto funciona com recurso a tablets, onde são instalados diversos aplicativos com conteúdos académicos.


Fonte: ANGOP





Voltar