Em foco

Tentativas de fraude no e-commerce brasileiro aumentam 14%

Segundo estudo da ClearSale, setor de bebidas apareceu pela primeira vez como um dos segmentos mais visados

Data: 13.04.2018

Tentativas de fraude no e-commerce brasileiro aumentam 14%

A cada R$100 gastos em lojas on-line no Brasil em 2017, R$3,42 sofreram tentativas de fraude, um aumento de 14% em relação ao ano retrasado. É o que mostra o Mapa da Fraude 2018, estudo da ClearSale que contempla informações sobre tentativas de fraude no e-commerce brasileiro


Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, explica que o aumento nas tentativas de fraude não possui um motivo específico. "Os que praticam fraudes são muito criativos e criam novas formas do fazer todos os dias. As compras pela internet são cada vez mais comuns e os praticantes de fraudes estão cientes disso. No ano de 2017 um número maior de vazamento de dados foi identificado, mostrando que os paraticantes de fraude estão encontrando novas formas de cometer fraudes", comenta.


Segmentos


O setor de bebidas aparece pela primeira vez como um dos segmentos mais visados por fraudes. Isso pode ocorrer por conta do aumento de bloqueio de fraudes nos outros setores, o que consequentemente faz o fraudador buscar novas alternativas de produtos com um alto valor e fácil revenda. O setor de celulares e de vídeo games estão, respectivamente, em primeiro e segundo lugar entre as tentativas de fraude.


"O Mapa da Fraude nos permite entender quais os momentos que aqueles que praticam fraudes agem e quais são os produtos que procuram. Um dos grandes desafios do lojista é identificar e diminuir as fraudes impulsionando as boas compras. E o consumidor pode usar das novas tecnologias do mercado para manter seus dados protegidos", completa.


Fonte: IDGNow!



Voltar