Em foco

Google negocia compra de tecnologia da Nokia que conecta aviões sem usar satélites

Tecnologia usa infraestrutura móvel LTE adaptada e é indicada para voos sobre terra de curta ou média duração.

Data: 11.04.2018

Google negocia compra de tecnologia da Nokia que conecta aviões sem usar satélites

O Google estará em negociações avançadas para adquirir tecnologia da Nokia capaz de prover banda larga a aviões sem usar satélites. Ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre se a compra será de fato efetuada.


O negócio pode não se concretizar, mas, se vier a acontecer, seria “em breve”, conforme fontes a par do assunto ouvidos pelo site de notícias Bloomberg. A intenção da Alphabet, holding controladora do Google, seria entrar no mercado de provimento de dados para a aviação. Um levantamento realizado pela própria Nokia indica que, no mundo, 800 milhões de passageiros voam por ano.


A tecnologia em pauta se chama A2G (de Air to Ground) LTE e seria útil em voos de curta e média duração sobre áreas terrestres. O mesmo levantamento da Nokia esmiúça conceitos da solução, que prevê o uso de torres de telefonia móvel em solo transmitindo diretamente para as aeronaves.


A estratégia poderia usar infraestrutura LTE já existente, com poucas adaptações, incluindo no modelo de negócio operadoras móveis tradicionais.


A conexão com os aviões pode ser em banda larga de velocidade mais alta que os satélites de banda Ka atualmente em uso, com menor latência e de forma mais barata – conforme o relatório da Nokia, que desenvolve a tecnologia. O satélite ainda seria relevante, mas para voos longos, intercontinentais, diz o paper.


Caso a compra se efetive, o mercado passaria a ter um concorrente de peso no provimento de internet para a aviação civil. Google seria rival de GoGo, Panasonic Avionics, Inmarsat, Viasat, Global Eagle, todas com soluções baseadas em satélite.


Fonte: TeleSíntese



Voltar