Em foco

Tecnologia portuguesa a caminho de Marte

O objectivo das duas missões, Mars Sample Return (NASA e ESA) e Phootprint - Phobos Sample Return (ESA), é o de recolher o rególito marciano e de seguida transportá-lo para o planeta Terra.

Data: 10.04.2018

Tecnologia portuguesa a caminho de Marte

O Grupo ISQ está envolvido num novo projeto para a exploração de Marte. Trata-se de um projeto desenvolvido para a Agência Espacial Europeia (ESA), coordenado pela Amorim, que conta com a participação do ISQ, do PIEP e da Critical Materials. O objectivo das duas missões, Mars Sample Return (NASA e ESA) e Phootprint – Phobos Sample Return (ESA), é o de recolher o rególito marciano e de seguida transportá-lo para o planeta Terra.


O projeto desenvolvido por este conjunto de entidades portuguesas teve como objectivo o desenvolvimento de um sistema de escudo de protecção térmica e amortecimento de choques na aterragem a incorporar nas duas missões referidas anteriormente.


Este projeto foi composto por diversas fases: a Engenharia, a construção e testes do demonstrador do escudo de proteção térmica e amortecimento de choques na aterragem. A Amorim, líder do projeto, construiu o demonstrador, enquanto a Critical Materials procedeu ao desenvolvimento da engenharia.


Fonte: Jornal Económico



Voltar