Em foco

Google “na berlinda” por YouTube estar a recolher dados de crianças

Mais de duas dezenas de associações estão a acusar a popular plataforma de vídeos de recolher ilegalmente dados pessoais de crianças, para fins publicitários.

Data: 09.04.2018

Google “na berlinda” por YouTube estar a recolher dados de crianças

A Google está em vias de ser investigada nos Estados Unidos. Um grupo de 23 organizações de defesa dos direitos digitais e proteção de menores apresentaram uma queixa junto da FCT, acusando a gigante tecnológica de recolher informações pessoais de crianças no YouTube.


Segundo a acusação, apesar da plataforma de vídeos ser para maiores de 13 anos, não se coíbe de recolher vários dados dos mais novos, incluindo a localização, o equipamento utilizado e os contactos telefónicos de telemóvel, utilizando-os com fins publicitários, para apresentação de anúncios direcionados.


"A Google arrecada estas informações sem informar previamente os pais, utilizando-as para direccionar a publicidade para crianças em toda a Internet", afirmam as associações, citadas pelo The Guardian.


Sublinham ainda que a gigante tecnológica obtém lucros gigantescos com estes anúncios, através de práticas que contrariam a COPPA, a lei norte-americana de proteção da privacidade das crianças na Internet, que proíbe sites destinados aos mais novos ou que se sabe serem utilizados por estes de recolherem e usarem tais informações sem acordo dos respetivos pais.


Fonte: Sapo Tek



Voltar