Em foco

“Conceito de Musk é brilhante mas está cheio de erros”. Startup canadiana desafia tecnologia hyperloop

A ideia é conseguir transportar passageiros a velocidades superiores a mil quilómetros por hora, desafiando o projeto apresentado pelo presidente da Tesla, Elon Musk.

Data: 05.04.2018

“Conceito de Musk é brilhante mas está cheio de erros”. Startup canadiana desafia tecnologia hyperloop



startup canadiana TransPod anunciou recentemente que vai entrar na corrida para construir um sistema de transporte de alta velocidade, com recurso à sua própria versão da tecnologia hyperloop. A ideia é conseguir transportar passageiros a velocidades superiores a mil quilómetros por hora, desafiando o projeto apresentado pelo presidente da Tesla, Elon Musk.


“O conceito de Elon Musk é brilhante, mas está cheio de erros”, afirmou Sebastien Gendron, presidente da TransPod, acrescentado que o seu projeto tem “uma abordagem mais modesta, mas também mais barata e orientada para a regulamentação”.


A empresa quer utilizar a propulsão magnética e trilhos eletrificados para mover as cabines através de um túnel de 3,2 quilómetros projetado para reduzir o atrito. As cabines projetadas pela TransPod serão semelhantes às aeronaves sem asas. A ideia difere da de Elon Musk que propôs o transporte de cabines em rolamentos de ar, um método usado pela indústria para mover objetos pesados.



A empresa planeia investir 50 milhões de dólares (cerca de 40 milhões de euros) no desenvolvimento da sua própria versão da tecnologia hyperloop. A empresa planeia construir um protótipo de meia escala perto da cidade de Limoges, no interior da França, já no próximo ano.


Fonte: Jornal Económico






Voltar