Em foco

I Fórum Lusófono das Comunicações

Data: 16.02.2010

I Fórum Lusófono das Comunicações

Em Outubro de 2008, as Autoridades Reguladoras Nacionais (ARN) das comunicações e telecomunicações de Angola (Instituto Angolano das Comunicações - INACOM), Brasil (Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL), Cabo Verde (Agência Nacional das Comunicações - ANAC), Guiné-Bissau (Instituto das Comunicações da Guiné-Bissau - ICGB), Moçambique (Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique - INCM), Portugal (Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM), São Tomé e Príncipe (Autoridade Geral de Regulação - AGER) e Timor-Leste (Autoridade Reguladora das Comunicações – ARCOM), criaram a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP).

Beneficiando do facto de agregar num mesmo fórum todos os reguladores do espaço lusófono, a ARCTEL pretende, através da troca de informação e da partilha de experiências, ser um estímulo à inovação e ao desenvolvimento das comunicações nos mercados dos países de expressão portuguesa.

Contudo, para efectivar estes objectivos é necessário alargar a discussão e a participação a todos os “stakeholders” do sector, para que os desafios trazidos pela liberalização e crescente abertura dos mercados permitam que os utilizadores obtenham o máximo de benefício em termos de escolha, preço e qualidade.

É neste quadro que a ARCTEL decidiu lançar o Fórum Lusófono das Comunicações, um espaço que se pretende aberto, participativo e, acima de tudo, construtivo e gerador de sinergias que permitam trazer amplos benefícios ao nosso sector.

A sua primeira edição realizar-se-á em Brasília, no próximo dia 30 de Abril e contará com a participação de todos os órgãos reguladores e diversas empresas do sector do espaço CPLP, desde operadores a prestadores de serviços e outras entidades, como sejam Associações Empresariais, Universidades e Centros Tecnológicos.

O modelo escolhido para este primeiro fórum assenta numa Conferência a qual terá os seguintes painéis:


I.    Painel da manhã:

•    O Futuro das Telecomunicações - Convergência Sectorial e Funcional: Que caminho?


II.    Painel da tarde:

•    O Mercado das Telecomunicações Lusófonas:

     o    Apresentação ARCTEL sobre o mercado no espaço CPLP;

     o    Mesa redonda com os Presidentes dos Conselhos de Administração dos Órgãos  Reguladores e Operadores de telecomunicações.


Esta será certamente uma excelente oportunidade para diversos agentes do Sector  reflectirem e partilharem temas relacionados com o mercado das comunicações lusófonas.

Caso esteja interessado em participar e/ou obter mais informações, poderá inscrever-se utilizando a ficha de inscrição em anexo e envia-la para:


e-mail: secretariado@arctel-cplp.org

Fax: +351 21 721 10 04


A data limite de inscrições é o dia 15 de Abril de 2010.


Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição.

Voltar